Curso de extensão em Atualização Biologia Molecular

- Data: 17 e 18 de maio

A biologia molecular busca compreender a vida em seu nível fundamental, estuda as macromoléculas e como suas interações controlam as atividades e características dos organismos vivos.

O curso de extensão em Atualização Biologia Molecular irá preparar o profissional da área de saúde para atuar na genética molecular através do entendimento básico dos conceitos da biologia molecular e assim dar suporte para o entendimento de técnicas avançadas da biologia molecular e suas aplicações clínicas.

- PÚBLICO-ALVO: estudantes e profissionais da área da saúde

- Ministrante: Prof Dr. Lidio Gonçalves Lima Neto - Doutor em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de São Paulo (FCF-USP)

- Carga horária: 30hs

- 100% presencial

- FREQUÊNCIA e HORÁRIO:

17/05 (quinta-feira) das18hs30 às 22hs15

18/05 (sexta-feira) das 14hs00 às 17hs40 e 18hs00 às 22hs00

Ementa:

O curso abordará conceitos sobre propriedades físico-químicas, estrutura e hibridização de ácidos nucléicos, replicação, mutação e reparo do DNA. Para entendimento da expressão gênica, serão discutidos temas sobre síntese e processamento de RNA e biossíntese de proteínas. Serão abordadas também as atuais e perspectivas futuras da biologia molecular em análises clínicas, assim como, será discutido o desenvolvimento e a utilização da tecnologia de ácidos nucléicos no diagnóstico laboratorial e monitoramento terapêutico de doenças genéticas e infecciosas. Será abordado diagnóstico e prognóstico de doenças, tais como, leucemias, câncer de mama, câncer de colo de útero, intolerância à lactose, diabetes, doenças cardiovasculares, AIDS, infecções por zika vírus, vírus respiratórios entre outros.

Conteúdo:

- Noções fundamentais sobre estrutura de ácidos nucléicos;

- Genes e Genomas de Procarióticos e Eucarióticos;

- Replicação, mutação e reparo de DNA; - Transcrição e processamento de RNA;

- Código genético e biossíntese de proteínas;

- Controle da expressão gênica em procariotos e eucariotos;

- Processamento pós-traducional de proteínas;

- Técnicas de Biologia Molecular para diagnóstico de doenças humanas (incluindo extração de DNA e RNA, digestão de DNA por endonucleases de restrição, eletroforese, clonagem, PCR, proteômica; fundamentos e aplicações).

- Diagnóstico molecular de doenças genéticas e infecciosas, tais como, leucemias e outros cânceres, intolerância a lactose, diabetes, doenças cardiovasculares, AIDS, infecções por zika vírus, vírus respiratórios dentre outros.

- Investimento: R$ 50,00 (estudantes) R$ 70,00 (profissionais)

- Forma de Pagamento: Espécie ou cartão de debito no caixa da Faculdade

- Inscrições: clique aqui.