Biblioteca Edvaldo Lacerda

Fundada no ano de 2007, a Biblioteca Edvaldo Lacerda atende a comunidade docente e discente da Faculdade de Educação de Bacabal, apoiando as atividades de ensino, de pesquisa e de extensão, constituindo-se em uma biblioteca universitária, com acervo disponível no espaço físico e no ambiente virtual.
Nossa biblioteca conta com acervo atualizado, compatível com as disciplinas dos cursos e segue a concepção de disponibilizar jornais e revistas, a biblioteca é informatizada, permitindo consultas online, solicitação virtual de empréstimos dos livros e atividades de pesquisa inerentes aos cursos.
Para tanto, percorre como meta o êxito e a satisfação na recuperação das informações com a aquisição contínua de livros, de periódicos e de outros suportes.
O acervo está organizado segundo a CDU (Código de Catalogação Decimal Universal), catalogado segundo o CCAA2 (Código de Catalogação Anglo Americano) e Tabela Cutter de Auto. Atualmente, dispõe de mais de 1.948 mil títulos e 10.97 mil exemplares, contendo ainda assinaturas de periódicos (revistas e jornais). Utiliza o software Biblios em linguagem PHP que permite acessar e consultar as bases de dados, efetuar reservas e renovações via internet.

O sistema de biblioteca oferece os seguintes recursos:

• Pesquisa pela internet no acervo da biblioteca;
  • Visualização dos materiais que o usuário possui, bem como a data em que os mesmos foram retirados e a data prevista para sua devolução;
  • Visualização dos materiais anteriormente retirados pelo usuário, apresentando o título, o autor, a data de empréstimo e a data em que foram devolvidos;
  • Reserva de materiais via internet;
  • Pagamento de multas pelos materiais em atraso somente no caixa financeiro.

Responsável técnica: Poliana de Oliveira Ferreira (Bibliotecária CRB13/702)
O valor da multa é de R$ 2,50 por material e por dia de atraso.

É importante ressaltar a necessidade do aluno sempre portar seu cartão de identificação para a realização de empréstimos e renovações. Além disso, é imprescindível, para a utilização do sistema, que o usuário possua sua matricula e senha.

SERVIÇOS

• Serviço de referência: O usuário é orientado na localização e acesso à informação desejada no balcão.
  • Empréstimo domiciliar: O empréstimo domiciliar está restrito aos alunos e professores. Para maiores detalhes, verifique o regulamento interno da Biblioteca.
  • Espaço para estudo: Está à disposição dos usuários espaço de estudo em grupo e cabines para estudos individuais.
  • Treinamento e orientação dos usuários: Sistema operacional da Biblioteca, sistema de consulta online local e remoto, uso de fontes de informação.
  • Normalização de trabalhos acadêmicos e científicos: Orientação aos usuários na elaboração dos trabalhos acadêmicos e científicos, conforme as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
  • COMUT - Comutação Bibliográfica: Serviço de solicitação e recebimento de cópias de artigos publicados em periódicos técnico-científicos (nacionais e estrangeiros), teses e anais de eventos, existentes no acervo de outras bibliotecas que fazem parte da Rede. As bibliotecas estão integradas ao programa, na categoria de solicitante.
  • Multimídia: Acesso à internet e digitação Terminais de computadores disponíveis para pesquisa, digitação de trabalhos acadêmicos.

Horário de Funcionamento: Segunda à Sexta, das 12:30 às 22:00 ininterruptamente.

> Regulamento Interno

> Regulamento de TCC